Blog Beleza Pura

com Dra. Patrícia Ruschi

gallery/base dp

Eu gostaria que você fizesse o seguinte experimento, vá até a cozinha e pegue alguma coisa que gosta de comer. Corte ou divida o alimento em duas porções iguais. Depois, faça o seguinte:
1. Coma uma porção tão rápido quanto puder, em pé, concentrando a sua atenção em alguma outra coisa.
2. Como a outra porção sentado, tão vagarosamente quanto possível, sem nenhuma distração. Coma pedaços pequenos. Observe o sabor e a textura, mastigue bem cada porção.
Você teve maior prazer com a segunda porção? Se comer distraidamente, sem apreciar cada porção, talvez ainda sinta vontade de comer mais mesmo depois de consumir uma porção razoável, simplesmente porque não percebeu o que estava comendo. Comer sentado e apreciando cada porção ajuda a diminuir a quantidade que você come. E o ajuda de varias outras maneiras, também:
 Você não se sentirá tão privada, pois sentira mais satisfação e saciedade mais rapidamente;
 Você terá maior prazer com a comida, pois apreciará ao máximo a comida ao comer;
 Você terá uma postura mais calma, pois reduzira naturalmente os episódios de comer descontroladamente e a ansiedade irá diminuir com isso.
Veja o que essas pesquisas dizem a respeito:
I. Pesquisas realizada na Universidade da Pensilvânia determinaram que as pessoas que consumiam mais alimentos e mais calorias, no total, quando comiam mais rapidamente, e consumiam menos calorias quando comiam mais devagar;
II. Pesquisas da Universidade Estadual da Geórgia e de outras instituições descobriram que a maioria das pessoas comia mais quando estava distraída, assistindo à TV, conversando ou escutando a músicas;
III. Um estudo da Universidade de Toronto descobriu que os alunos comiam mais massa se beliscassem em pé do que comendo sentados à mesa;
IV. Pesquisas em milhares de escritórios no Japão revelaram que as pessoas que comiam rapidamente consumiam mais calorias do que aquelas que comiam devagar, e tendiam a engordar mais e a apresentar resistência à insulina (um precursor de diabetes).
Espero do fundo do meu coração que essa dica te ajude alcançar seus objetivos e que com isso você passe a ter uma vida muito mais repleta de saúde, auto estima e disposição!

01-03-2017

Por que comer devagar, sentado e apreciando cada porção é tão eficaz?
gallery/2